5 ações para a empregabilidade inclusiva de pessoas trans

Preparação da cultura organizacional

Treinamentos, sensibilizações, rodas de conversa, campanhas de comunicação, sobre gênero e sexualidade, e especificamente sobre as identidades de gênero. Se a empresa nunca teve uma pessoa trans trabalhando ali, é necessário conscientizar as pessoas colaboradoras sobre a pauta, deixando claro a política de diversidade da organização e a não tolerância de preconceitos e violências contra essa população, assim, você cria um espaço seguro para as pessoas trans que forem contratadas.

Busca ativa de Recrutamento e Seleção

A população de pessoas trans passa por um longo caminho de exclusão até chegarem no mercado de trabalho, são várias as razões que contribuem para falta de profissionalização e a marginalização, isso faz com que elas não estejam no LinkedIn, plataformas de recrutamento e seleção e vias que normalmente as empresas buscam profissionais. Por isso é necessário uma busca ativa em espaços específicos, como por exemplo o TransEmpregos, instituição que luta pela empregabilidade de pessoas trans, e a feira DiverS/A, um evento que liga empresas a profissionais LGBTQIA+.

Nome social

É necessário fazer a adaptação de todos os sistemas da empresa para inclusão de nome social. Também é preciso que a equipe de RH tenha treinamento sobre todos os cuidados acerca dessa questão, para que o nome que está no documento de registro da pessoa nunca apareça publicamente.

Banheiros

Parece piada, mas o assunto banheiros ainda é um ponto de grande sensibilidade e preocupação. Esse tema precisa fazer parte dos treinamentos e diálogos, campanhas de comunicação também são interessantes, como, por exemplo, criar placas de banheiro inclusivas, é uma forma de a empresa comunicar que ali é um espaço seguro para as pessoas trans.

Ter parcerias com iniciativas voltadas para a educação de pessoas trans

Uma forma das empresas ajudarem a quebrar o ciclo de exclusão das pessoas trans do mercado de trabalho é contribuir com a formação e profissionalização delas, há muitas instituições e projetos voltados para isso que precisam de parcerias, olha alguns exemplos:

TransEnem BH - Cursinho preparatório para o ENEM e de empoderamento voltado para pessoas trans e travestis

EducaTransforma - Formação de pessoas trans para atuação no mercado de tecnologia

Trans-formação - Iniciativa do Transempregos, em parceria com o Mães Pela Diversidade e Google.org, para a capacitação de pessoas trans para o mercado de trabalho

FACEBOOK LINKEDIN